O transporte de cargas fracionadas refere-se a operação em que as encomendas não ocupam toda capacidade do veículo. Com isso, ao invés do cliente pagar pelo frete completo, paga somente pelo espaço ocupado, além disso, permite o compartilhamento do veículo com outras empresas, ocasionando na redução de custos.
Neste contexto, entende-se que a credibilidade de uma marca depende da qualidade dos serviços prestados de entrega dos produtos vendidos. Outro ponto importante, é que não basta apenas entregar os itens em perfeitas condições, é necessário ainda, que eles cheguem o mais rápido possível e com a garantia do melhor preço.
Sendo assim, para entender melhor sobre o assunto, a seguir, explicaremos quais são as principais características do transporte de cargas fracionadas. Confira:
O que é o transporte de cargas fracionada?
A carga fracionada é uma modalidade de transporte de mercadorias em que uma empresa contratante, não utiliza todo espaço do veículo que realizará a movimentação. Neste caso, a empresa deve arcar apenas com parte do frete, mas, precisamente, com o uso do espaço utilizado por ela no veículo.
Só para exemplificar, uma loja que vende brinquedos precisa enviar uma carga de produtos da cidade do Rio de Janeiro-RJ, para a cidade de Goiânia-GO. Logo, ela deve utilizar o transporte de cargas fracionada, onde a transportadora utilizará o mesmo espaço para enviar mercadorias com características semelhantes e destinos próximos, para otimizar o serviço de frete e proporcionar o melhor preço aos contratantes.
Quando optar pela carga fracionada?
A modalidade de transporte fracionada, é atualmente bastante utilizada, principalmente pelos negócios B2C (business to consumer), isto é, de empresa para consumidor, como ocorre no comércio eletrônico.
Contudo, empresas de qualquer porte podem utilizar esse serviço, independentemente do volume de entrega. A diferença, nesse caso, é que tratam-se de cargas menores e por isso, as coletas são feitas a partir de veículos leves. Certamente, assim, possibilita otimização e redução dos custos logísticos.
Desafios do transporte de cargas fracionadas
Existem alguns desafios na operação de carga fracionada. Um deles é a falta de infraestrutura nas rodovias do país, que acabam causando danos às mercadorias menores e frágeis, além de atrasar as entregas.
Outro problema é a falta de segurança em alguns trajetos, que torna a operação vulnerável e pode gerar prejuízos para as transportadoras e afeta negativamente na saúde mental dos motoristas.
Por essa razão, é preciso analisar formas de reduzir o tempo de entrega, a fim de evitar que esses e outras situações complicadas aconteçam. Além disso, é importante realizar o investimento em ferramentas de monitoramento e rastreamento de cargas, com intuito de verificar as localidades mais seguras e identificar melhorias que possam reduzir o tempo de entrega.
Principais benefícios da modalidade fracionada
Redução de custos
O maior benefício do transporte de cargas fracionada é a redução de custos. Isso porque, a carga dividirá espaço do veículo com os produtos de outros clientes. Devido a isso, os custos do frete e outros referentes à operação também serão divididos entre todas as partes envolvidas no contrato.
Otimização do espaço do veículo
Outro fator importante é o uso otimizado do espaço do veículo. Em virtude que, a consolidação de diversas cargas em um mesmo compartimento, é o mesmo que utilizar de modo mais eficiente todo espaço disponível.
Periodicidade e agilidade nas entregas
Essa modalidade permite que as mercadorias sejam transportadas com maior frequência e agilidade. Desse modo, não é necessário esperar uma quantidade suficiente de produtos para preencher uma carreta inteira antes de efetuar um frete. Na carga fracionada, é possível realizar o transporte de mercadorias em parcelas menores e com custos reduzidos.
Portanto, a carga fracionada é uma modalidade estratégica que otimiza o espaço dos veículos, possibilitando a redução dos custos logísticos e uma entrega mais rápida.