A tecnologia tem impactado positivamente as operações logísticas nos últimos anos, além de interferir diretamente no crescimento de mercado. Desse modo, as atividades têm sido otimizadas, a fim de garantir que os clientes tenham suas expectativas atendidas. Neste contexto, as transportadoras devem atentar-se às inovações tecnológicas que vêm surgindo e implementar aquelas que melhor agregarem nas atividades da empresa.
Posto isso, separamos a seguir as principais tendências de inovações logísticas para 2022. Confira:
Inteligência artificial
A inteligência artificial no setor logístico, tem como objetivo melhorar a cadeia de produção e potencializar as demandas, de gestão de estoque, controle de frete, os fluxos e outros pontos importantes. Mesmo que ainda não seja tão utilizada no país, acredita-se que em 2022, haverá maiores investimentos do setor na tecnologia, a partir da automatização dos processos e aplicação de diversos softwares, o que proporcionará diferencial competitivo para muitas empresas.
Automatização
Certamente, a automatização dos processos logísticos é uma das tendências mais importantes para o setor, já que possibilita a redução de custos e aumenta a produtividade da empresa. Além disso, ajuda a evitar possíveis falhas, a organizar os processos e assim a empresa adquire diversos resultados positivos.
Logística compartilhada
Trata-se de um conceito em que empresas de mesmo interesse se juntem e criem mecanismos que facilitam o compartilhamento de serviços. Exemplo disso são os armazéns e veículos de transporte. Entretanto, esta é uma prática ainda pouco usada no Brasil, mas algumas empresas têm enviado brindes para que amplie as possibilidades de crescimento dessa tendência.
Inteligência de decisão (DI)
Esta é uma estratégia que tem como finalidade processar grandes quantidades de dados para tomadas de decisões. Sendo assim, os mecanismos de recomendação, é um dos exemplos de DI, pois, usam analytics para antecipar possíveis problemas durante o processo logístico Com isso, permite que os gestores verifiquem os problemas antes que eles ocorram, e assim, planejar ações corretivas.
Experiência Total (TX)
O TX refere-se à combinação de questões como experiência do cliente (CX), experiência do funcionário (EX), experiência do usuário (UX) e multi experiência (MX), sendo considerado uma das principais tendências de logística. Dessa forma, o intuito do TX é aumentar a confiança do cliente e dos funcionários em relação a empresa. Devido a isso, cria-se um ambiente de trabalho em que todas as equipes entregam interações de qualidade com os clientes, o que consequentemente resulta na fidelização de tais clientes.
Data Fabric
É definido como arquitetura e um conjunto de serviços de dados aptos a disponibilizar aplicações consistentes em ambiente multi-cloud. Ou seja, significa padronizar as práticas de gerenciamento de dados em nuvem. Por consequência, essa estratégia garante maior segurança no armazenamento de dados, visibilidade das informações, facilidade para novas ideias, controle sobre os dados, entre outros. Além do mais, auxilia as empresas a tomar decisões assertivas e compartilhar base de dados confiáveis de informações.
Sustentabilidade
O tema sustentabilidade tem se tornado cada vez mais comum no meio logístico, por isso, muitas empresas do setor vêm mudando suas políticas, com a intenção de obter operações mais sustentáveis. Em vista disso, esta é uma das grandes tendências para 2022, e para isso, algumas transportadoras têm investido na redução de poluentes por meio da aquisição de veículos elétricos ou combustíveis ecológicos.
Entregas por drones
Importante recurso para agilizar entregas que demandam prazos curtos, desde que sejam produtos leves, em poucas quantidades e com destino próximo. Neste sentido, com o uso dos drones evitam-se adversidades como fluxo intenso de trânsito e ainda promove a sustentabilidade, já que não emite danosos ao meio ambiente. Outro fator interessante é que para operar os drones é necessário apenas de um operador que em geral atua de maneira remota.
Portanto, a logística assim como a maioria dos setores do nosso país está sempre em busca de inovações para garantir operações otimizadas e que visem a satisfação dos clientes. Por essa razão, aplicar alguma das tendências que surgem constantemente na rotina das transportadoras trará benefícios diversos e principalmente ganhará diferencial competitivo.