Nas operações do transporte de cargas é comum que sejam realizados métodos e práticas que visam reduzir custos e ao mesmo tempo possibilite o aumento na eficiência e lucratividade dos negócios. Por essa razão, são analisadas diversos aspectos que possam garantir serviços mais rentáveis, diminuindo então, os valores de fretes repassados aos clientes.
Desse modo, para entendermos melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como reduzir os custos das operações do transporte de cargas. Confira:
Otimização de Rotas
De maneira geral, um dos pontos primordiais para garantir redução de custos nas operações é por meio de um planejamento de rotas eficientes, sendo este fundamental para minimizar o consumo de combustível e ao mesmo tempo reduzir os custos com manutenção dos veículos, por exemplo. Logo, para isso, é necessário o uso de software de roteirização a fim de que se encontre as rotas mais curtas e, assim, evitar congestionamentos, estradas e rodovias perigosas e com péssima infraestrutura.
Além do mais, recomenda-se que periodicamente, as rotas sejam avaliadas e estratégias de transporte para identificar oportunidades de economia.
Manutenção Preventiva
Mantenha sua frota em boas condições por meio da manutenção preventiva dos veículos, o qual deve ser feita regularmente. Isso porque, a manutenção é uma forma de evitar a possibilidade de evitar avarias nos itens transportados, os quais certamente resultam em custos referentes a reparo e tempo de inatividade.
Assim também, mantenha os pneus em boas condições e estabeleça práticas de gerenciamento de pneus para prolongar sua vida útil.
Treinamento de Motoristas
Outro ponto crucial, é realizar o treinamento dos motoristas a fim de adotar práticas de direção econômica, exemplo disso, é evitar acelerações bruscas e frenagens, além de manter velocidades estáveis e desligar o motor em paradas longas.
Gestão de Combustível
Monitore o consumo de combustível e implemente medidas para reduzi-lo. Sendo assim, faça a escolha de veículos mais eficientes, especialmente no que concerne o consumo e a adoção de práticas de economia de combustível.
Gestão de Estoques
Reduza os estoques ao mínimo necessário para evitar custos de armazenamento e manuseio. Dessa maneira, com a gestão eficiente de estoque ajuda a evitar transporte desnecessário de mercadorias.
Consolidação de Cargas
Recomenda-se a realização da combinação de cargas sempre que necessário, para assim aproveitar ao máximo a capacidade dos veículos e consequentemente reduzir o número de viagens.
Utilização de Tecnologia
A utilização de sistemas tecnológicos como o de rastreamento de veículos e telemetria, servem para monitorar o desempenho da frota em tempo real, ainda identifica áreas de melhoria. Além do mais, outros tipos de tecnologias auxiliam na redução de custos e aumentam a eficiência das operações. Isso porque, automatizam tarefas administrativas, tais como agendamentos de entregas, faturamento e gestão de documentos, minimizando tempo de produção e recursos utilizados.
Eficiência Energética
Vale ressaltar a importância de substituir veículos mais antigos por modelos mais eficientes em termos de consumo de combustível e emissões de gases poluentes na atmosfera. Por essa razão, opte por veículos mais novos na realização do transporte de cargas, visto que isso proporciona benefícios consideráveis.
Análise de Dados
Sempre que possível utilize dados e análises que possam ajudar na identificação de padrões de custos, gargalos e bem como oportunidades de otimização.
Lembrando que a redução de custos no transporte de cargas requer um compromisso contínuo com a eficiência e a melhoria dos processos. Por isso, é de fundamental importância envolver toda a equipe e manter-se atualizado sobre as melhores práticas do setor para alcançar resultados consistentes a longo prazo.