O Brasil é um país que utiliza bastante o transporte rodoviário de cargas, aproximadamente 60% de todas as entregas são feitas por meio deste modal. Com isso, tanta movimentação é devido alguns fatores, além do preço do frete, algo que certamente influencia diretamente na decisão de compra do cliente é o prazo de entrega.
Dessa forma, é importante ressaltar que uma única entrega envolve diversas empresas e acontecimentos, que afetam o cálculo e o cumprimento do prazo estipulado, além de questões como volume de mercadorias e localidade de destino e da distribuição. São várias empresas envolvidas tanto antes, durante e após o trajeto, como os postos de combustíveis, as oficinas mecânicas, seguradoras e os órgãos reguladores.
Diante disso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona a definição do prazo de entrega no transporte de cargas. Confira:
A importância de calcular o prazo das entregas
Primordialmente, o prazo de entrega é de grande influência não somente na decisão de compra dos consumidores, mas também nos processos de gestão das transportadoras, já que o tempo é considerado lucratividade. Dado que, quanto mais ágil forem as entregas, maior será o volume de fretes que a empresa conseguirá atender. O que certamente interfere positivamente na lucratividade e na visão de mercado perante sua empresa.
Desse modo, quando alguém compra algo ou solicita uma entrega, automaticamente, é feito todo um planejamento que envolve o prazo. Assim, quando não cumprido, prejudica tanto o financeiro quanto o relacionamento com o cliente.
Afinal, como funciona o cálculo do prazo de entrega?
Com relação aos cálculos de definição do prazo de entrega são levados em consideração estimativas e padrões, que visem imprevistos que podem acontecer, como roubo de cargas, problema com o veículo ou até mesmo engarrafamentos, por exemplo.
As especificidades da carga também são consideradas, já que interferem no período de preparação e nos cuidados como:
O cumprimento do prazo de entrega é fator determinante para os clientes, especialmente porque, caso atrase o transporte, todo planejamento do consumidor também muda.
Lembre-se que o prazo de entrega começa a contar quando o cliente solicita um pedido da empresa. Isso significa que, quando o vendedor promete um prazo de 5 dias para o consumidor, ele tem exatamente este período para realizar todos os procedimentos internos, de separação, emissão de documentos, consolidação das cargas, carregamento e expedição, além do transporte.
Contudo, de modo geral, os prazos são vistos como o tempo que a transportadora demora a entregar a mercadoria ao cliente. Dessa forma, esse processo é válido a partir do momento que a caga é liberada na expedição e se estende até o momento que o cliente assina o documento de entrega, atestando o recebimento.
Portanto, nota-se que o prazo de entrega é um fator crucial que influencia diretamente na decisão de compra do consumidor. Por isso, é de extrema importância definir prazos razoáveis e que a empresa consiga cumprir devidamente, sobretudo, visando possíveis adversidades que possam atrasar as entregas. A transportadora precisa de uma gestão bem estruturada com investimentos em tecnologias que auxiliem na otimização desta atividade.